Como fazer uma Tea Party / Chá da tarde

Olá criaturas encantadas! Como vão?

Como o frio já chegou, dá muita vontade de fazer uma tea party / festa do chá / chá da tarde. Esse evento é super legal para meetings lolita ou vintage - e para bons apreciadores de chá e infusões. E para ocorrer tudo legal, é bom se planejar antes!


Convites
Você tem múltiplas opções para convidar as pessoas: desde o convite físico ao convite do Facebook. Independente se você irá imprimir, fazer a mão ou no Facebook/Whatsapp, tente fazer algo bonito e com a cara da sua festa. Uso de elementos vintage ou florais caem muito bem, mas caso for uma festa temática, como chá do Chapeleiro Maluco, coloque esses elementos. Tem muitas imagens prontas na internet que é só copiar e escrever em cima, não precisa entender muito de edição.
Não esqueça de informar local, data, hora, se tem algum tema ou vestimenta específica.

Decoração
Independente de ser um encontro temático ou não, uma mesa decorada dá um charme a mais. Escolha uma toalha de mesa bem bonita e suas melhores louças - sim, pode dar mais trabalho que as de plástico descartáveis, mas é mais elegante e ecologicamente correto.
Se tiver como, decore o local - para uma festa sem tema específico, recomendo flores, bandeirinhas e pisca-pisca. Perto das comidas, faça plaquinhas para identificar.
Se você não tiver um suporte bonito para expor as comidas, em casa de festas tem os suportes de doces de papelão que você pode customizar e deixarei uns tutoriais caso você queira fazer os seus.

Comidas
As comidas tradicionais para esse tipo de evento são conhecidas como "fingerfoods" pois você pode se servir com a mão, no qual aqui chamamos de tamanho coquetel. Mas se for um aniversário, pode ser servido bolo confeitado. Você pode combinar para cada convidado trazer um prato. Vou deixar minhas sugestões.
Salgadas: Sanduíches triangulares, scones, empadinhas, quiches (tamanho coquetel), pão de queijo (tamanho coquetel).
Doces: Cupcakes, scones, geléias, biscoitos, mini-tortas, éclairs (carolinas, mini bombas...), bolos sem recheio cortados em pedaços (nega maluca, cuca, bolo de cenoura...).


Chás e Infusões
Você pode preparar bules com chás específicos prontos ou esquentar água e ter saquinhos de vários sabores para seus convidados escolherem. Perto dos chás, deixe açúcar, rodelas de limão, adoçante e mel.
Chá ou infusão? Na verdade chá só é considerado se for da Camellia Sinensis (que dá origem ao chá verde, preto, branco...). Todos os outros, como camomila, erva-doce, capim-limão, hortelã são considerados infusões.

Músicas
Apesar de um chá da tarde não ser um evento dançante, uma boa música de fundo vai bem. Procure músicas mais tranquilas, como jazz, instrumentais e de "bar". Aceito recomendações nos comentários!
Sugestões: Annett Louisan, Cecile Corbel, Adele, Kalafina.


Atividades
O forte do evento sempre será a comida, mas e quando todos tiverem de barriga cheia? Além de botar a conversa em dia, você pode deixar uns baralhos e jogos de tabuleiro a disposição. Também podem fazer um grupo de crochê, tricô e bordado e ensinar uns aos outros. Ou assistir filmes de época, como Maria Antonieta, A Duquesa...

Lembranças
O dia foi incrível, mas que tal deixar uma recordaçãozinha para os convidados?
Baixo custo: um saquinho de chá feito por você, biscoitos glaceados, um leque bonito.
Médio-alto custo: xícaras de chá ornamentadas, leque, uma lata de chá/infusão.
[Autor Desconhecido]

Curiosidades sobre o chá da tarde:

Nesse vídeo eu conto um pouco mais sobre um chá da tarde inglês, assim como regras de etiqueta.

Veja receitas de chás, dicas e curiosidades na minha pasta do Pinterest!

Espero que você tenha gostado!
Beijos de glitter!

Ah! Não esqueça de participar do nosso sorteio hein! Só tem mais 9 dias para se inscrever!

Comentários

  1. Eu adoro chá da tarde, sempre que posso eu faço com as minhas amigas. Adorei suas dicas e esse vídeo.

    http://doce-madreperola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tenho um kit de xícaras ou espaço bacana para poder fazer um chá da tarde bem legal, mas tá nos adquirindo aos poucos hehe.
      Beijos!

      Excluir
  2. As vezes eu preparo chá para mim mesma e fico escutando musicas do estúdio Ghibli tocadas no estilo jazz: https://www.youtube.com/watch?v=3jWRrafhO7M&t=5743s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ideia genial! Não sabia que tinha músicas do Ghibli em jazz!! Sensacional! *-*~

      Excluir
  3. Muito legal, tenho vontade de participar de algum meeting, sobre os chás, acho q eu preciso pesquisar mais rs pq eu realmente não entendo muito sobre o assunto e nem conheço boas marcas de chá.

    https://walkingwithstrangersblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você consiga participar de um meeting cheio de gente legal em breve! Eu gosto bastante das infusões da marca inglesa Twinnings, e é bem fácil de achar - meus sabores favoritos são frutas vermelhas, morango com manga, limão e framboesa, laranja com canela. A Celestial Seasonings também tem sabores legais, mas não é tão facil de achar assim.

      Mas eu prefiro mais que tudo pegar capim-limão/cana-de-cheiro fresca e fazer a infusão e depois adicionar um pouco de suco de limão - sensacional!

      Na pasta do meu pinterest tem algumas receitas de infusões em inglês, que quiser tentar fazer suas próprias misturas!

      Excluir
  4. Que post amorzinho! Deu vontade de organizar uma festa do chá de aniversário agora hahaha! Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão! Eu quero MUITO fazer um aniversário de chá da tarde, mas ainda não tenho louça/espaço suficiente x.x
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Que delícia, teu post me deu muita vontade de fazer algo assim! Nesses momentos é muito triste ter quase que só amigos homens, hahah. Acho que música clássica fica ótimo em momentos assim, não atrapalha a conversa e combina super bem, eu adoro Bach principalmente. Aqui no RS tem aqueles canudinhos salgados prontos para rechear que também são ótimos para servir com chá. Eu gosto bastante de rechear com hommus.
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oras, faça seus amigos usarem fraque e cartola para ter esse momento requintado com você kkkk
      Caramba, como não me lembrei dos canudinhos!! Aqui em SC 95% das vezes é recheado de maionese (de salada de batatas). Ideia sensacional, vou anotar aqui! Nunca comi recheado com hommus, mas ficaria super nutritivo!
      Beijos!

      Excluir
  6. Adorei o post! Sou apaixonada pela ideia de participar de um chá da tarde, mas por enquanto o máximo que eu consigo é vestir um pijama fofo e assistir um filme divertido com uma boa caneca de chocolate quente, também é bom <3 (Minhas amigas não gostam de chá #cry).

    Com certeza vou usar as dicas daqui caso faça algo do tipo algum dia!

    E sobre as músicas, se jogar no youtube algo como "jazz compilation" ou "jazz music", sempre aparecem uns vídeos com duração de duas ou três horas cheios de músicas legais, funciona para outros estilos também!


    Galáxia de Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas! Um colega de mestrado pediu pra eu organizar um chá da tarde, estilo lolita, para comemorarmos nossa formação! Ele gosta de coisas chiques rs rs. Vou seguir suas recomendações!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Se for postar as fotos no instagram do chá da tarde, usa a hashtag #sussurrodoar pra eu ver x3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas