Rótulo/Capa/Tribo/insira outro derivado aqui

Oh yeah! Depois de um mês de sofrimento e stress com a faculdade, voltei ^_^~

Depois de alguns minutos eu olhando pro PC e esquecendo os 3 artigos que eu tinha pra escrever aqui, pensei num outro: Rótulo.

"Só as pessoas muito superficiais não julgam pela aparência." disse uma vez Oscar Wilde. (demorei um ponte para me lembrar desta frase) O que ele diz é de extrema oposição ao "Não julgue o livro pela capa".

Enfim, a aparência (roupa, cabelo, maquiagem) pode revelar muito sobre uma pessoa ao mesmo tempo que não. Porque tem pessoas que se vestem como gostam e deixam a imaginação rolar, igual os japoneses que frequentam Harajuku. (off: o trema no ecsiste mais ;_;~) Mas tem pessoas que querem se vestir de tal jeito mas possuem vergonha ou o guarda-roupa (e o dinheiro) não ajudam muito.

É algo tão natural olharmos para a cara de um desconhecido e ter afinidade ou total desgosto! Porque não gostamos do estilo ou consideramos feio. Ou então começamos a imaginar e traçar todo um perfil psicológico da pessoa pelo jeito que veste (podemos acertar ou errar, pra descobrir, só falando e conhecendo a pessoa).

Para mim, quem diz que "não julga o livro pela capa" é um mentiroso, pois fazemos isso sem querer. Quem nunca buscou saber sobre uma coisa porque gostou de algum elemento estético?


Mas agora vamos para os rótulos: classificação de pessoas por grupos. Há gente que detesta ser rotulado, falando que o estilo é próprio, que é original, é "alternativo" por isso não é "punk", "emo", "hard core". Dizem que detestam isso. Mas, vamos lá, rotular facilita a vida das pessoas! É claro, desde que ganhem o rótulo certo. (Me chamaram de emo quando eu estava vestindo algo ao estilo gothic lolita... mas tudo bem)

Sou a favor de rótulos, pois ele facilita a identificação do traje da pessoa e também descobrir sobre alguns gostos em comum. Por exemplo: o cara que consideramos "dark", com roupas pretas e tal, muito provavelmente gosta de metal e rock e muito dificilmente será fã de funk.

Mas tem gente que cria um estereótipo para os estilos/tribos sobre comportamento, coisa que desconsidero, pois comportamento é individual. Por exemplo, otakus: o pessoal que gosta bastante de cultura japonesa. Muitas vezes o povo que não se questiona que imagina que todos são crianças grandes e que gastam muito dinheiro com besteira. Mas não é bem assim: tem pessoas infantis em qualquer lugar, até no grupo dos "normais", e tem pessoas muito sérias mas que gostam de assistir animação. Aliás, quem faz as animações e quadrinhos, até onde sei, são PROFISSIONAIS e com ESTUDO. E sobre achar que desperdiçam dinheiro, bom, tem gente que aposta tudo na loteria, gasta num aeromodelo e roupa de marca, ou seja, pra quem tá gastando isso, não é desperdício, por que trás satisfação para a pessoa.

Bom, vou acabar por aqui antes que o post fique gigante e o pessoal desista de ler!

Por favor, comentem!

Comentários

  1. "Ou então começamos a imaginar e traçar todo um perfil psicológico da pessoa pelo jeito que veste"

    Isso é a mais dura realidade, posi é quase com um ato de autoproteção vc imaginar o que a pessoa pensa e como ela é qdo vemos alguém pela primeira vez.

    Todos nós julgamos pela capa, isso é fato. O diferencial é quem se prende ao primeiro julgamento e quem consegue superá-lo ;D

    E quanto aos rótulos, mtas vezes eles se prendem mesmo ao estereotipos e geram preconceito, que nada mais é do que um conceito prévio de algo mesmo ç.çv

    Ótimo assunto e acho que dá para ficar uma noite inteira só discutindo sobre esse tema hahahahahha...

    Beijos =***

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    sim, sim, estou te seguindo porque eu gostei dos seus posts!!
    você bem que poderia esrever mais, eu adoro ler (bem que todos podiam pensar assim né?)
    achei interessante o que você escreveu, sempre falamos "Não julgue um livro pela capa", mais acabamos fazendo exatamente a mesma coisa (julgando antes de conhecer)
    rotular é algo que eu não gosto. As pessoas se rotulam uma as outras e isso acaba gerando conflitos. Principalmente para os mais preconceituosos.
    Bom, espero que dê para entender o que eu disse aqui1! xD
    vou indo, esse comentário deve ter ficado gigante!!
    bye bye

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas